sábado, 22 de outubro de 2011

‎"Era uma vez um grande Samurai que se dedicava a ensinar a arte zen aos
jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de
derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua
falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar
sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final do dia, já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se. E os
alunos, surpresos, perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta
indignidade.
- Se alguém chega com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o
presente?
- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos,
continuam pertencendo a quem o trouxe consigo.
A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem
tirar a sua calma; só se você permitir..."

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Diário de um Mago - Paulo Coelho


Paulo Coelho é um dos autores mais lidos em todo o mundo. Já vendeu milhões de livros e foi galardoado com centenas de prémios literários. Nascido em 1947 no Rio de Janeiro, foi compositor, autor e director de teatro.
Mais uma vez vos venho falar de um livro deste autor, não consigo evitar pois eu cresci com estes livros. Mais do que o crescer natural que vem com a idade, cresci interiormente, aprendi a olhar para dentro de mim, valorizar quem sou e as qualidades que possuo e, mais importante, a identificar os meus erros e as minhas teimosias, a trabalhar nelas para que cada vez menos o meu ego dominasse e eu conseguisse falar com o meu semelhante, não como se de um inimigo se tratasse, mas quase sempre com amor no meu coração.
Escolhi este livro pois foi um dos que mais me marcou, quando o li da primeira vez. Uma história autobiográfica onde o autor conta a sua experiência durante uma peregrinação a Santiago de Compostela pelo caminho francês, na companhia do seu guia Petrus. Ao longo do livro vamos encontrar diversos exercícios muito interessantes que podemos facilmente pôr em prática no nosso dia a dia, no nosso próprio Caminho. Uma experiência transformadora que vai levar o autor a encontrar-se durante o Caminho e a mostrar-nos que todos somos capazes de passo a passo fazer o nosso Caminho e concretizar os nossos sonhos.
Eu concretizei um dos meus sonhos este mês, um sonho que nasceu com a leitura deste livro, há cerca de doze anos e que me levou ao longo de onze dias, pelo Caminho Português da Costa, na companhia de amigos, até Santiago de Compostela. Mas não acabou aí, agora continua com uma paz enorme no meu coração e com a certeza de que facilmente alcançarei todos os outros sonhos. É só continuar a caminhar…
Bom Caminho!