sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O Aniversário de Astérix e Obélix - René Goscinny e Albert Uderzo


Foi lançado no dia 19 de Outubro o álbum de banda desenhada que assinala os cinquenta anos de duas figuras inesquecíveis: Astérix e Obélix, dois irredutíveis gauleses que nos fazem companhia desde 1959.
Ao longo de cerca de 33 livros acompanhamos os dois destemidos amigos em muitas aventuras que nos levam a conhecer a cultura e costumes de diversos países.
Goscinny e Uderzo retrataram o mundo numa pequena aldeia. Ali podemos encontrar inúmeras personagens inesquecíveis entre as quais o chefe da aldeia, o druida, o ferreiro, o peixeiro, as respectivas esposas e filhos, o bardo, os piratas, os romanos, os javalis e claro Idéiafix, o cão.
O humor dos livros é uma constante, tipicamente francês, cheio de trocadilhos e estereótipos, respeitando e traduzindo as características e costumes de cada povo em particular.
Apesar de algumas piadas serem recorrentes e comuns á maior parte das histórias, são obrigatórias e sempre refrescantes. Obélix está sempre a tentar beber um pouco da poção mágica que dá aos Gauleses uma força sobre-humana, os Romanos acabam invariavelmente por ser sovados, os piratas ficam sempre com o seu navio no fundo do mar, o bardo é sempre impedido de cantar e a aldeia gaulesa resiste ainda e sempre ao invasor.
Neste novo livro somos convidados para a festa de aniversário dos dois inseparáveis amigos, juntamente com todas as personagens que nos acompanharam ao longo destes cinquenta anos, nem o próprio César faltou aos festejos.
Não sendo um livro com uma história com princípio, meio e fim, é mais um álbum de “fotografias” revisto na companhia de velhos amigos onde se vai revivendo velhas histórias e relembrando velhas piadas e caricaturas.
Com 325 milhões de cópias vendidas e traduções em 107 línguas e dialectos (incluindo em Mirandês), Astérix é já considerado parte do património francês.
René Goscinny ajudou a criar outras personagens famosas, Lucky Luke, Iznougoud e o califa Harun Al Mofad. Em 1951 conheceu Albert Uderzo e juntos criaram Astérix, Obélix e mais de 400 personagens. Depois da morte de Goscinny, em 1977, Uderzo continuou a desenhar e a publicar novos álbuns de Banda Desenhada sem nunca retirar o nome do amigo das suas capas.
Espero que disfrutem da leitura e fica aqui uma sugestão para as prendas de Natal….

Sem comentários: