domingo, 15 de abril de 2012

Reiki Essencial - Diane Stein


Até á relativamente pouco tempo, pouco ou quase nada se sabia desta terapia. Apesar de ser um sistema de cura que remonta a centenas, talvez até a milhares de anos (acredita-se que Buda já o utilizava), esteve esquecido até ao final do séc. XIX quando Mikao Usui empreendeu uma busca exaustiva para perceber como era possível curar com as mãos.
Durante muito tempo o Reiki só foi ensinado a alguns alunos, escolhidos pelo próprio mestre, pois acima de tudo é preciso que o aluno compreenda a dádiva que é possuir tal ensinamento.
O Reiki foi trazido para o ocidente por volta de 1938 por uma mulher a Sra. Takata. Até á sua morte em 1980 ela só formou 22 Mestres em Reiki. Até essa altura fazer a formação em Reiki era muito difícil, quase proibitivo devido ao elevado valor dos cursos.
Nos finais dos anos oitenta, Diane Stein sentiu que havia uma grande necessidade de divulgar este sistema de cura. Não fazia mais sentido que só alguns “eleitos” tivessem esse conhecimento pois a energia do Reiki é universal e está ao alcance de todos. A parte mais importante que, a meu ver, se aprende é a Auto cura, onde percebemos que a responsabilidade do nosso bem estar é só nossa.
Desde os anos noventa que assistimos a um “despertar” para a energia que nos rodeia, nos preenche. Para a forma como somos afetados pelo ambiente que nos rodeia: as pessoas, os animais, a natureza, o tempo, etc.
Neste livro a autora desmistifica e simplifica este sistema de cura que pelo toque reabastece e reequilibra a energia do corpo, estimulando a sua capacidade inata de cura.
Não sendo um meio de diagnóstico, o Reiki, integrado ou não com outras terapias, tem-se revelado extremamente eficaz no equilíbrio do corpo físico e emocional.
A leitura do livro não dispensa o curso, pois sem se ser iniciado nesta prática por um Mestre não nos tornamos praticantes. Este livro serve para os curiosos perceberem o que é e para que serve; para os alunos e mesmo para os Mestres serve como manual para estudo.
Como praticante deste fabuloso sistema terapêutico aconselho a todos esta milenar prática que me ajudou a encontrar o meu equilíbrio interior e que com muita alegria divulgo pois acredito que o mundo fica um pouquinho melhor sempre que alguém é iniciado e encontra o seu próprio equilíbrio.
Boa Leitura!

Sem comentários: