quarta-feira, 6 de junho de 2007

O Alquimista

Paulo Coelho
“É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante.”

Depois de no mês passado vos ter falado do livro que me enfeitiçou para a leitura, este mês venho falar-vos de um livro que eu considero mágico.
Um livro não necessita de ter muitas páginas, muito enredo, personagens ou muitas reviravoltas para ser um livro inesquecível.
“O Alquimista” é um livro de poucas páginas, com um enredo simples, com as personagens necessárias e com um final surpreendente.
Santiago era um rapaz que queria viajar pelo mundo e conhecer outras terras. Foi-lhe dito que só os pastores viajavam com as suas ovelhas por locais mais distantes, então Santiago resolveu ser pastor.
De visita a uma cidade resolve consultar uma velha cigana para tentar descobrir o significado de um sonho que teve várias vezes, a cigana aconselha-o a seguir o seu sonho pois os sonhos são a maneira de Deus nos revelar a nossa Lenda Pessoal, aquilo que viemos cumprir quando nascemos.
Santiago fica desanimado pois, para seguir o seu sonho tem de ir até ao Egipto procurar um tesouro oculto e, isso fica muito longe para um simples pastor da Andaluzia.
Quando já tinha desistido conhece um velho que o ensina a ver os sinais de Deus, sinais que ele já conhecia do seu tempo de Pastor mas que não sabia interpretar.
Depois das lições do velho, Santiago resolve seguir a sua Lenda Pessoal e inicia a sua viagem. Vai ter muitos contratempos, vai conhecer muitas pessoas, vai crescer, vai-se apaixonar, casar e finalmente vai chegar ao seu destino e …
Não revelo o desfecho do livro pois acho que não é muito importante e espero que o leiam pois além da história de Santiago vamos ficar a conhecer inúmeras histórias simbólicas que além de ajudarem o Pastor a amadurecer também nos ajudam a perceber que devemos seguir o nosso coração e os nossos sonhos, apesar do sofrimento que às vezes encontramos pelo caminho.

“… o medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. … nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca dos seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de encontro com Deus e com a Eternidade.”

Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Além de escritor conceituado, com uma vasta obra literária traduzida em quase todas as línguas, foi também autor e director de teatro e compositor de Música Popular Brasileira.

Aconselho vivamente este e os outros livros do autor. Todos nos ensinam que devemos manter-nos conectados com Deus e que nunca nos devemos esquecer de vivenciar a nossa Lenda Pessoal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Daqui fala o Jesus Cristo que há em ti: és uma parola!!!

ass: M.K.