segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Cisnes Selvagens - Jung Chang



No meu aniversário ofereceram-me este livro, eu já o tinha lido em Março de 1996 e resolvi falar-vos dele pois deve ser um dos melhores livros que eu já li e, apesar de já terem passado mais de 11 anos da sua leitura, a história continua muito viva na minha memória e ajudou-me a compreender um pouco melhor um povo do qual eu sabia pouco e que me surpreendeu pela sua cultura tão rica mas que se perdeu um pouco devido ao Maoísmo.

Jung Chang escreveu um livro maravilhoso, histórico.
Quase nos custa a acreditar que esta história seja verdadeira, mas é.
A autora conta-nos a vida da sua avó, da sua mãe e dela própria, ao longo de vários anos, o que nos leva a conhecer também a história do próprio país e a percebermos melhor todo o processo revolucionário (ou castrador) pelo qual os chineses passaram até aos dias de hoje.

Quando a avó de Jung Chang nasceu, os seus pés foram ligados, um ritual antigo chinês para que os pés das mulheres não crescessem, pois as mulheres deviam ter os pés o mais pequeno possível. Era um sinal de beleza.
Aos 15 anos tornou-se concubina de um General e aos 22 anos nasce a mãe da autora, dois anos depois morre o seu protector e a vida das duas muda radicalmente. São obrigadas a mudar de região e a começar uma nova vida num lugar onde não são conhecidas e apontadas como familiares de um imperialista.
Desde a fundação do Kuomintang, á ocupação de território pelos Japoneses e pelos russos, á guerra civil, á guerra com a Coreia até á subida de Deng Xiaoping ao poder, tudo nos é relatado de forma simples mas documentada.
Ficamos a conhecer a castração cultural imposta pelo culto de Mao, toda a repressão e tortura imposta ao povo e também como é possível sobreviver e viver debaixo de um regime que luta contra o amor.
Aconselho vivamente a quem gostar de história e se interessar por outras culturas a ver o filme “O Último Imperador” de Bernardo Bertolucci, onde se tem uma visão de muitos dos acontecimentos descritos por Jung Chang e onde nos é relatada a vida do último imperador da China que acabou os seus dias como um simples Jardineiro.

Espero sinceramente que gostem tanto do livro e do filme como eu.

Boas Festas

Sem comentários: