segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Harry Potter e os Talismãs da Morte


Este mês é lançado em Portugal (dia 16 de Novembro) a versão portuguesa do último livro da série Harry Potter.
Eu, como fã incondicional, não consegui esperar, li a versão original e só posso dizer FANTÁSTICO!!
Apesar de terem sido editados como livros para a infância/juventude eu penso que podem e devem ser lidos por todos. Os livros estão cheios de fantasia e de personagens fascinantes que nos obrigam a acordar a nossa imaginação e o nosso lado mais infantil que vai adormecendo á medida que nós vamos crescendo.
Para se entender este livro é obrigatório ler os outros seis da mesma série pois sem isso podemos ficar perdidos na história:
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry Potter e a Câmara dos Segredos
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Harry Potter e a Ordem da Fénix
Harry Potter e o Príncipe Misterioso

Harry é um órfão que vive com os tios e o primo mas que nunca se sentiu membro da família, pois nunca foi tratado como tal.
Certo dia começam a “chover” cartas trazidas por corujas convidando Harry a ingressar na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Harry nunca tinha ouvido falar de tal escola e estranha o facto de os Tios ficarem tão nervosos com o convite e por se tentarem esconder. No dia do seu aniversário um ser enorme, chamado Hagrid, entra pelo esconderijo dentro e explica a Harry que o veio buscar para o levar para a Escola e que os pais dele eram feiticeiros e que também frequentaram Hogwarts, onde se conheceram e apaixonaram. Hagrid conta-lhe como os pais morreram ao lutarem para o defender do ataque de Lord Voldemort, ataque que lhe deixou uma cicatriz em forma de relâmpago na testa.
Hagrid apresenta a Harry o maravilhoso mundo dos feiticeiros e ajuda-o a comprar tudo o que necessita para a sua nova vida em Hogwarts.
Na escola Harry vai viver inúmeras aventuras que o vão ajudando a perceber as suas origens e tudo o que levou á morte dos pais. Ao longo dos sete livros vamos acompanhando o desenvolvimento físico e psicológico das personagens e vamos percebendo as motivações de Lord Voldemort e a sua fixação em Harry.

J. K. Rowling consegue cativar-nos ao longo dos sete livros. Todos têm enredos envolventes, mágicos e surpreendentes. As personagens são riquíssimas e a interacção do mundo mágico com o mundo normal é por vezes hilariante. Claro que um herói tem sempre amigos fiéis e Harry tem dois que estão sempre prontos para o acompanhar Ron Weasley e Hermione Granger.
Eu podia escrever um livro só para vos tentar contar minimamente a fascinação que tenho pelo mundo de Harry Potter, quem não tiver paciência para ler, veja pelo menos os 4 filmes já disponíveis que, apesar de ficarem aquém dos livros (era impossível por tudo num filme) não deixam de nos envolver e de nos mostrar o desenvolvimento da história.

A ex-professora Joanne Rowling nasceu a 31 de julho de 1965 em Inglaterra, e ficou conhecida como J. K. Rowling ao escrever um dos maiores sucessos literários de sempre “Harry Potter”.
Os livros já foram traduzidos para sessenta e quatro línguas e, já venderam mais de 325 milhões de cópias no mundo inteiro. Quatro títulos já foram adaptados para filme e os outros três já estão a ser preparados.
Também se fizeram jogos de computador, roupa, livros a explicar os livros, brinquedos, etc..

Acredito que poucos ainda não ouviram falar de Harry Potter, mas se for o seu caso arrisque e leia o primeiro título, de certeza que só vai para depois de ler o último e, mesmo assim pode sempre relê-los.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem teho de dizer, este é de longe o meu post preferido de todos do teu Blog =)

Acho que finalmente descobri de onde herdei o meu fascinio pelo Harry Potter ;D