quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button - F.Scott Fitzgerald


Francis Scott Fitzgerald nasceu a 24 de Setembro de 1896 em Saint Paul, Minnesota, Estados Unidos da América.

O seu romance mais conhecido é “O Grande Gatsby”. Publicou cerca de 160 contos, entre os quais “O estranho caso de Benjamin Button”. A inspiração para este conto esteve numa observação feita pelo seu colega e amigo Mark Twain de que era uma pena a melhor parte da vida ser no início e a pior no fim.

Assim nasceu Benjamin Button, um velho de setenta anos com todos os problemas e dores da velhice, que foi rejuvenescendo com o passar dos anos.

Este conto foi adaptado ao cinema, pela primeira vez posso dizer que gostei mais do filme do que do livro. A história é basicamente a mesma mas o filme tem mais enredo. Aqui Benjamin nasce bebé, e não adulto como no livro, sendo rejeitado pelo pai pois a sua aparência era grotesca. No livro ele é criado na casa da família, no filme ele é deixado á porta de um lar da terceira idade. Em comum estão as dificuldades de uma pessoa que cresce ao contrário e cujo corpo não corresponde ao seu cérebro. Fora dos padrões normais da sociedade, Benjamin tem poucos amigos, pois nem todos estão preparados para ver além das aparências.

Apesar de o livro retratar a sociedade do fim do século dezanove e de o filme se desenrolar durante o século vinte, pode-se dizer que as dificuldades continuam as mesmas neste início do século vinte e um, para quem não respeita os padrões normais instituídos.

Se não tiverem a oportunidade de ler o livro não deixem de ver o filme. Está cheio de boas lições e observações.

Sem comentários: